DESCRIÇÃO

 logo AIAFingles2014BAJA

O Ano Internacional da Agricultura Familiar 2014 é uma iniciativa promovida pelo Fórum Rural Mundial e que conta com o apoio de mais de 360 organizações civis e camponesas de todos os continentes. Essa celebração mundial, declarada pela Assembleia Geral da ONU, tem por objetivo transformar-se em uma ferramenta para a promoção de políticas ativas em prol do desenvolvimento sustentável dos sistemas agrários baseados na unidade familiar camponesa, comunitária, indígena, cooperativa e pesqueira.

Todo esse trabalho é realizado a partir da perspectiva da luta efetiva contra a pobreza e a fome, bem como da busca de um desenvolvimento rural baseado no respeito ao meio ambiente e à biodiversidade.

Official site AIAF

Twitter: @WorldRuralForum           Facebook: World Rural Forum  


 

 

PROGRAMA FIDA MERCOSUL :“Diálogo sobre políticas públicas no âmbito da agricultura familiar e da segurança alimentar no Cone Sul da América Latina”


Em 1997, no seminário “Combate à pobreza com regras de mercado no contexto do Mercosul”, surgiu a recomendação de criar uma unidade para apoiar a definição e a coordenação de estratégias políticas de combate à pobreza rural.

O Fida (Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola) decidiu apoiar a institucionalização das políticas de desenvolvimento rural e de redução da pobreza, e em 1999 iniciou seu apoio com uma doação aos governos do Mercosul e também para o Chile e a Bolívia.

Depois do cumprimento de diferentes etapas no âmbito do bloco, em 2012 o Programa passa para o Claeh (Centro Latino-Americano de Economia Humana) e tem início uma nova etapa do projeto, com uma dinâmica institucional.

Hoje a estratégia do Programa Fida Mercosul tem por objetivos:

  • Oxigenar a agenda com novos temas;
  • Apoiar a institucionalização das políticas públicas diferenciadas para a agricultura familiar, o desenvolvimento rural e o combate às causas da pobreza rural;
  • Apresentar o modelo Reaf para outras sub-regiões na América Latina e no Caribe, e no sul da África;
  • Aproximar dos âmbitos da Reaf correspondentes (plenárias regionais, grupos temáticos ou sessões nacionais) experiências de projetos Fida, em execução na região, que possam inspirar novas políticas públicas com fundos orçamentários, permitindo assim amplificar as ações, oferecê-las de um país para o outro e consolidar alianças público-privadas que alavanquem novos recursos;
  • Dominar e administrar o conhecimento para i) afirmar o diálogo político, entre e dentro dos países; ii) elevar os instrumentos a políticas, mobilizar e alavancar novos recursos; iii) impulsionar a experiência para mais além da região; iv) fomentar a opinião pública em geral para um “novo imaginário positivo” sobre a ruralidade que motive o orgulho de pertencer à sociedade rural;
  • Fortalecer as organizações sociais, especialmente as de base nas seções nacionais, para melhorar a qualidade do diálogo político, incorporar as cooperativas como agentes da economia social que melhorem as opções comerciais e a integração de investimentos.

Resultados esperados

  • Aprofundar, atualizar e enriquecer o diálogo político entre e dentro dos países do Mercosul ampliado.
  • Estimular a cooperação Sul-Sul com as regiões. Conseguir, por um lado, consolidar as políticas diferenciadas para a agricultura familiar e a institucionalidade criada para sua aplicação. E, por outro lado, fortalecer a participação das organizações sociais de agricultura familiar mediante a construção de capacidades em seus dirigentes, de conhecimento e da apropriação da agenda por parte das organizações de base.
  • Colaborar no processo para que as organizações de base e os agricultores familiares conheçam e utilizem plenamente os instrumentos definidos pela política pública.

Verificadores

Os resultados esperados ao final de sua execução, em três anos, expressados a partir de verificadores, podem ser resumidos da seguinte forma:

a) estudos regionais e/ou nacionais sobre as políticas públicas estratégicas para os governos e as organizações de agricultura familiar do Cone Sul;
b) relatórios em apoio à gestão dos projetos do Fida que estão em execução na área do Programa;
c) workshops dedicados à análise das políticas ou das iniciativas aplicadas em apoio ao desenvolvimento da agricultura familiar, com a participação dos representantes de suas organizações e dos funcionários governamentais da área do Programa;
d) missões de intercâmbio técnico em apoio à aplicação de políticas ou instrumentos de intervenção pertinentes;
e) página web atualizada de/sobre as atividades do programa e seus resultados;
f) missões de intercâmbio entre os representantes dos governos e as organizações dos países integrantes do Mercosul e os representantes de países de outras regiões; e
g) reuniões de trabalho entre beneficiários dos países que participam ativamente da Reaf e beneficiários dos demais países que fazem parte da área do Programa, onde seja dada continuidade a uma agenda temática acordada com antecipação e onde os resultados sejam sistematizados e publicados.

Copyright © 2014 :: Programa FIDA.MERCOSUR.CLAEH :: Todos los derechos reservados