Funcionários do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Chile são capacitados em cooperativismo

Com palavras do diretor nacional do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário (Indap) do Chile, Octavio Sotomayor, e do presidente da União Nacional de Agricultura Familiar (Unaf), Juan Corvalán, foi aberta a Escola de Formação de Cooperativas para funcionários do Indap.

Realizou-se entre os dias 4 e 8 de agosto, em Santiago do Chile, e participaram funcionários de todas as regiões do país, o que revela a importância de reforçar a atividade associativa, principalmente o apoio ao desenvolvimento das cooperativas como ferramenta empresarial.

A escola ofereceu elementos teóricos e metodológicos que permitem analisar a situação das organizações e identificar possíveis linhas de trabalho. Além disso, foi realizado um trabalho sobre normas e instrumentos com o fim de desenvolver um trabalho efetivo para a promoção e o apoio dos atores locais e das organizações.

Assim como na escola de lideranças cooperativas, os elementos teóricos e práticos foram ministrados por especialistas do Centro Cooperativista do Uruguai: Hugo Licandro, Eduardo Maldini, Gabriel Giudice: todos engenheiros agrônomos com ampla experiência no assunto.

A escola também contou com a participação do chefe da Divisão de Economia Social e Associações, Mario Radrigán, e da chefe do Departamento de Cooperativa, Natalia Sandoval, ambos da Subsecretaria de Economia do Chile.

Copyright © 2014 :: Programa FIDA.MERCOSUR.CLAEH :: Todos los derechos reservados