Escola de Formação de Líderes Cooperativos inicia atividades

No marco do Segundo Programa de Cooperação entre o Programa FIDA Mercosul CLAEH e o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Chile (INDAP), através da Associação Gremial União Nacional de Organizações de Produtores/as da Agricultura Familiar do Chile (UNAF), teve início o primeiro curso da Escola de Formação de Líderes Cooperativos.

Nesse primeiro bloco, desenvolvido nos dias 21 e 22 de julho, na Universidade das Américas, de Santiago, no Chile, o pontapé inicial foi dado por Carlos Furche, ministro da Agricultura do Chile.

Ao longo de dois dias, 29 produtores, sócios de cooperativas e associações que chegaram de diferentes lugares do Chile, receberam formação em aspectos técnicos, jurídicos, tributários e de desenvolvimento pessoal e autoestima. Além disso, os participantes receberam dos especialistas uruguaios algumas aulas magistrais. Entre elas, uma sobre princípios cooperativos, que incluiu aspectos legais e doutrinários. Foi realizada por Graciela Fernández, presidente do Centro Cooperativista Uruguaio (CCU).

Outra das palestras enfocou os aspectos estratégicos do cooperativismo agrário moderno. Foi realizada por Ignacio Arboleya, vice-presidente do Centro Cooperativista Uruguaio (CCU). As atividades da Escola de Formação de Líderes Cooperativos continuarão em um segundo bloco, que será desenvolvido de 18 a 20 de agosto em Peumo, Chile.

Programa  do bloco 1 da Escola de Formação de Líderes Cooperativos [Español]

Copyright © 2014 :: Programa FIDA.MERCOSUR.CLAEH :: Todos los derechos reservados