Quinto Fórum Mundial Camponês

foro rural mundial

Entre os dias 15 e 20 de fevereiro de 2014 foi realizado em Roma o quinto Fórum Mundial Camponês. O Programa Fida Mercosul CLAEH participou desse importante encontro celebrado a cada dois anos.

Tratou-se de um encontro de representantes de agricultores familiares e de pequenos produtores dos cinco continentes, representantes de governos e de organizações internacionais vinculadas ao tema. Foi inaugurado pelo presidente do FIDA, Kanayo Nwanze.

O Fórum Camponês nasceu em 2005 e se reúne a cada dois anos para uma consulta mundial, em conjunto com o Conselho de Governadores do FIDA. Nessa oportunidade, mais de 90 líderes dos agricultores, que representam milhões de pequenos agricultores e produtores rurais do mundo inteiro, se reuniram para celebrar o Ano Internacional da Agricultura Familiar, para interagir com a equipe do FIDA e com os associados selecionados.

A edição 2014 ofereceu um espaço para o debate sobre questões operacionais e para o diálogo sobre questões temáticas de interesse tanto das organizações camponesas como do FIDA. Os temas foram selecionados pelo Comitê de Direção no contexto do Ano Internacional da Agricultura Familiar 2014 e com relação à temática geral do 37° período de sessões do Conselho de Governadores do FIDA: “Investir na agricultura familiar em pequena escala para o futuro que queremos”.

Veja a declaração final em espanhol

Veja a declaração final em Inglês

Veja a declaração final em francês

 

Acesse o relatório apresentado nesse evento pelo Programa Regional Fida Mercosul CLAEH [espanhol].

InformeRoma

Acessar um documento de descrição e evolução do Fórum Mundial Rural 

Copyright © 2014 :: Programa FIDA.MERCOSUR.CLAEH :: Todos los derechos reservados