Transformações recentes nas políticas para a agricultura familiar no Brasil

Desde o segundo mandato da Presidente Dilma Roussef e, de forma mais clara, desde o seu impeachment e início do Governo Michel Temer, perspectivas neoliberais retornaram à agenda pública brasileira.

Leer más...

Economia conservacionista e associativismo na Amazônia Central

 

Da varanda de Sebastião se percebe o quanto o seu sítio se difere das quase 2000 propriedades rurais existentes em Apuí, no sul amazonense: ao lado, um pequeno bananal, mesclado com uma série de outras árvores frutíferas; a sua esquerda, um cafezal descansa debaixo de vastas sombras, proporcionadas por alguns pau-rosa, castanheiras e ipês. “A minha vinda a Apuí é o sonho de viver no mato”, afirma Seu Tião.

Leer más...

Castanha de Caju: o ouro de Serra do Mel no Sertão Brasileiro

No século das grandes navegações, quando chegaram os primeiros europeus ao Brasil, encontraram uma terra promissora de gente e frutos exóticos, que se confundia com a visão do paraíso terrestre, onde o cajueiro era a verdadeira árvore proibida. Datam da metade do século 16 as primeiras e maravilhadas descrições dos pomares de cajueiros sem fim do litoral do nordeste brasileiro, bem como de seus frutos e usos.

Leer más...

Paraguay: productores de Potrero Naranjo avanzan con la cadena de la leche

La Asociación de Productores de Leche y Afines Potrero Naranjo, empezó a funcionar desde el enero de 2014, inicialmente como una estrategia para mejorar la capacidad de negociación en la comercialización de queso.

Leer más...

Aprendiz do campo: estimulando a sucessão rural por meio do cooperativismo no município de Teutônia no sul do Brasil

Nos últimos anos houve uma drástica redução da população que vive no meio rural e que tinha na atividade agropecuária sua principal fonte de renda. Esse processo é agravado na medida em que a saída ocorre sobretudo entre jovens, representando desafio central nas ações e estratégias que procuram pensar o desenvolvimento rural no Brasil. Diante desse contexto, o presente trabalho analisa uma proposta de educação rural, alicerçada no cooperativismo, que visa formar jovens autônomos, protagonistas e que possam fazer da atividade agrícola sua escolha profissional, enquanto estratégias de incentivo à permanência de jovens no meio rural.

Leer más...

Copyright © 2014 :: Programa FIDA.MERCOSUR.CLAEH :: Todos los derechos reservados